segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Sucessão Ecologica

 Os ecossistemas são dinâmicos e encontram-se em constante alteraçao.O ambiente Fisico-quimico sofre mudanças provocadas e acompanhadas pela sucessao de diferentes comunidades.
 O preocesso de colonizaçao, como o verificado em Surtsey, no qual as comunidades se vão substituindo umas ás outras, num determinado local ao longo do tempo,até se atingir um equílibrio, desigana-se Sucessão Ecologica.
As Especies Pioneiras são as primeiras a instalar-se no local.




A Comunidade Pioneira é uma comunidade simples que vai sendo substiuida por uma serie de comunidades mais complexas, até á instalaçao de uma comunidade perfeitamente adapatada ao ambiente do local em qe se insere.Esta comunidade, a última a instalar-se, caracterizada por uma organizaçao complexa e populações estaveis e equilibradas, desigana-se Comunidade Climax.



 No entanto, mesmo quando as comunidades são estaveis e equilibradas, elas encontram-se em equilibrio, uma vez que ocorre uma troca que saem e entram no ecossistema.
Os ecólogicos dividem as sucessoes ecologicas em dois tipos:
    . Sucessão Ecologica Primaria-ocorre quando o local colonizado estava anteriormente de Vida, como no caso da ilha de Surtsey.
  . Sucessão Ecologica Secundaria-ocorre quando o local sofre novo povoamento, devido ao facto de a comunidade anterior ter sido destruida, total ou parcialmente, por algum factor, como catastrofres naturais ou atraves da acção do Homem. Na Natureza, este é o fenomeno mais frequente.

   


                                               Dinâmica dos Ecossistemas

 Á escala global,os factores abioticos controlam o número de individuos,as especies e a diversidade de uma comunidade.Os seres vivos do deserto são diferentes dos que habitam uma floresta boreal e estes dos que vivem numa floresta tropical.Mas,á escala local,as interacçoes bioticas são da maior importancia. A competiçao pelo alimento,a predaçao e o parasitismo são alguns dos factores que determinam quais as populaçoes que sobrevivem e as que desaparem de um determinado local.

As especies de um ecossistema coexistem e relacionam-se entre si e como meio ambiente.A inserçao ou extinçao de uma especie tem repercurssoes em todas as outras,afectando o equilibrio do ecossistema e provocando,por vezes,a sua destruiçao.

Energia necessária á Vida na Terra provém,praticamente,do Sol
Autotróficos são sere vivos capazes de produzir a sua propria materia organica a parir dos continentes inorganicos(materia mineral,água e dioxido de carbono) que existe no meio ambiente,utilizando como forma de energia externa a energia luminosa.
Heterotroficos são seres vivos que precisam de consumir materia organica pra obter energia e nutrientes.
Materia Orgânica  engloba um conjunto de moleculas fabricadas pelos seres vivos,constituidas por carbono,hidrogenio,oxigenio,azoto e outrso quimicos.
Um conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outros constitui uma Cadeia Alimenar.
Produtores  são seres vivos capazes de produzir o seu proprio alimento.
Consumidores são seres vivos que se alimentam,directa ou indirectamente,da materia organica produzida pelos produtores.
Decompositores são seres vivos capazes de trasformar a materia organica,de que se alimentam,em materia mineral.
Varias cadeias alimentares interligadas constituem uma Rede ou Teia  Alimentar.
O fluxo de Energia tem um percurso Unidireccional nos ecossistemas.
Uma Sucessão Ecologica é um processo atraves do qual as comunidades se vão substituindo umas ás outras,num determinado local,até se atingir um euilibrio dinamico.
Especies Pioneiras são as primeiras especies a instalar-se num local que se encontra desprovido de Vida.
Comunidade Pioneira é a primeira comunidade a instalar-se num local que se encontra desprovido de Vida.
A Comunidade Climax é uma comunidade estavel,adaptada ao meio ambiente.
Sucessao Ecologica Primaria ocorre quando um local colonizado estava anteriormente desprovido de Vida.
Sucessao Ecologica Secundaria ocorre quando o local sofre novo povoamento,devido ao facto da comunidade anterior ter sido, total ou parcialmente,destruida.
Ainserçao ou extinçao de uma especie de uma comunidade tem repercussoes em todas as outras,afectanfo o equilibrio de ecossistemas e provocando,por vexes, a sua destruiçao.

Sem comentários:

Enviar um comentário