sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Relações Intra-Especificas

Este tipo de relaçoes condiciona as possibilidades de sobrevivencia dos individuos da mesma especie.Existem na Natureza varios exemplos de seres vivos que vivem em grandes agrupamentos.
Cooperação
A Cooperaçao intra-especifica é uma relaçao em que os individuos contribuem pra o beneficio do grupo.




Competiçao
A Competiçao intra-especifica é uma relaçao em que os individuos actuam para garantir a sobrevivencia individual e nao contribuem para o bem comum.
Geralmente,ocorre quando os recursos são escassos.



Canibalismo
O Canibalismo é uma relaçao em que um individuo mata outro( da mesma especie),alimentando-se dele.O canibalismo é considerado,pelos investigadores,a manifestaçoes superma da competiçao intra-especifica.


As intercçoes bioticas contribuem para a Seleçao Natual.Geralmente,são presevadas as formas de Vida melhor adaptadas ao meio ambiente e desaparecem os individuos com menor vigor adaptativo.A reproduçao,o tempo e a morte são essenciais para a evoluçao dos seres vivos na Terra.

Em suma,o equilibrio dos ecossistemas resulta da interaçao dinamica que existe entre seres vivos e destes com os factores fisicos e quimicos do meio ambiente.Este equilibrio regula a circulaçao de amteria e energia nos ecossistemas.

O Ecossistema corresponde ao conjunto formado pela comunidade, pelo biotopo e pelas inter-relaçes que se estabelecem entre eles.
O Biotopo é o territorio no qual vive a comunidade de um ecossistema.
A Comunidade é o conjunto de todos os seres vivos de um ecossistema.
A Populaçao é o conjunto de seres vivos pertencentes á mesma especie que vivem numa determinada área e num determinado momento.
A Especie é o conjunto de seres vivos semelhantes que se cruzam entre si originam descendencia fertil.
O Habitat é o local onde vive uma especie.
Os factores do ambiente que influenciam o comportamento dos seres vivos podem ser abioticos e bioticos.
Os factores abioticos sao factores da natureza fisico-quimica que influwnciam os seres vivos,como a luz, a temperatua,a pluviosidade,a humidade e o substrato(água e solo).
Os factores bioticos são as relacoes que os seres vivos estabelecem entre si.
O fototropismo é o movimento que as palntas efectuam em direçao a uma fonte ou no sentido contrario.
O fotoperiodo é o periodo de iluminaçao no descurso de 24 horas.
 Os animais homeotermicos são animais que mantem costante a sua temperatura corporal independentemente da temperatura ambiental.
Os animais poiquilotermicos são animais cuja temperatura corporal varia de acordo com a temperatura ambiental.
A hibernaçao,a estivaçao e a migarçao são comportamentos qe alguns animais manifestam para assegurar a sua sobrevievncia, qunando as condiçes ambientais nao sao as favoraveris.
Numa comunidade existem relaçoes favoraveis(+),desfavoraveis(-) e de indeferença(0) entre os seres vivos.
Numa comunidade,os seres vivos estabelecem entre si relaçoes interespecificas e intra-especificas.
As relaçoes interespecificas sao relaçoes entre seres vivos de especies diferentes,como a predaçao, a competiçao,o parasitismo,a cooperaçao,o mutualismo,a simbiose,o comensalismo e o amensalismo.
As relaçoes intra-especificas sao relaçoes entre seres vivos da mesma especie a Cooperaçao(colonias e sociedades),a competiçao e o canibalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário