quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Relações Interespecificas

As relaçoes entre seres vivos de especies diferentes sao, na sua maioria,de carácter trofico(alimentar) ou defensivo,e classificam-se em funçao dos beneficios ou dos prejuizos que causam nos individuos implicados.
Predaçao
A Predaçao é uma relaçao com beneficio para um dos seres vivos(predador) em que o outro (presa) é prejudicado (interaçao +/-). O predador mata a presa para se alimentar.


Competiçao
 A  Competiçao é uma relaçao no qual dois seres vivos competem mesmos recursos alimentares, pelo territorio,luz ou algo que se encontra em quantidade insusficiente para assegurar a sobrevivencia de ambos (interacçao-/-).Nesta relaçao,os organismos intervenienes são designados competidores e prejudicam-se mutuamente.


A predaçao e a competiçao são,talvez, as relaçoes bioticas mais importantes como factores reguladores da densidade populacional.Em conjunto,contribuem para evitar a formaçao de superporpulaçoes que comprometam o equilibrio dos ecossistemas.
Por sexemplo,a predaçao,por estranho que pareça,acaba por beneficiar as populaçoes predaddas porque os predadores,geralmente,caçam os animais mais frageis ou doentes,impedindo,deste modo as doenças se propaguem.Além disso,contribui para que sejam os animais aptos a reproduzirem-se.
Prasitismo
O Parasitismo é uma relaçao na qualum dos seres vivos é beneficiado(parasita) e o outro (hospedeiro) é prejudicado (interaçao+/-).O parasita,de menor dimensão, alimenta-se á custa do hospedeiro.No entanto,da relaçao de parasitismo não resulta a morte imediata do hospedeiro.


Cooperaçao
A Cooperaçao é uma relaçao facultativa em que ambos os seres vivos intervenientes beneficiam (interaçao+/+).

Mutualismo
O Mutualismo é uma relaçao em que ambosos seres vivos intervenientes beneficiam e são largamente dependentes um do outro, embora possam tambem sobreviver de forma independente(interacçao+/+).

 









Qundo a associaçao é obrigatoria e indissociavel,isto é,a sobrevivencia de ambas as especies só é garantida permanecerem intimidade ligadas,diz-se que as especies vivem em Simbiose (interaçao+/+)
Comensalismo
O Comensalismo é uam relaçao na qual um dos seres vivos intervenientes beneficia(comensal) e o outro nao é afeactada (ineraçao+/0)

Amensalismo
O Amensalismo é uma relaçao na qual um dos seres vivos é prejudicado e o outro nao é afectado(interaçao -/0)

Sem comentários:

Enviar um comentário