terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Perturbações no Equilibrio dos Ecossistemas

As Catástrofes são acontecimentos inesperados que causam grandes prejuizos materiais e/ou humanos.São inúmeros os acontecimentos catastrofes que assolam o nosso planeta.Uns são originados directamente pelo Homem, enqunto que outros são acontecimentos naturais que,apesar de evidenciarem o dinamismo do nosso planeta,causam danos muitas vezes irreparaveies.
Catástrofes Naturais
Designa-se Catástrofe Natural qualquer acidente que ocorra sem intervençao directa do Homem e que coloque em perigo a existencia da Vida.
Tempestades, inundaçoes, secas, sismos, vulcoes e incêndios podem constituir um factor de desequilibrio dos ecossistemas,colocando em perigo a sobrevivencia da Humanidade.



 
Tempestades e Inundações
Nos últimos anos,fenómenos hidrometeor
ológicos, como tempestades e inundaçoes,sofreram um aumento significativo.
   Tempestade é uma violenta perturbaçao da atmosfera, que se amnifesta por chuva intensa,acompanhada de vento e trovoada.Durante as tempestades,formam-se frequentemente tufões,tornados e furacões.

Imagem de Satélite do furacao Wilma


As Inundaçoes,isto é, a acumulaçao de grandes quantidades de água em locais habitualmente secos, causam graves danos em pessoas e bens.

Imagem de Satelite do furacao Katrina
Medidas de proteçao das populaçoes
A construçao de diques e barragens tem sido o meio mais utilizado para evitar inundaçoes.No entanto,este metodo ganharia em eficacia se os terrenos que circudam os cursos de água fossem mais permeáveis.Assim,é necessário:
     .evitar a urbanizaçao excessiva
     .aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens dos rios
Na verdade,as construçoes urbanas impermeabilizam os terrenos,enquanto que as áras de prado e floresta favorecem a infiltraçao da água no solo,evitando a escorrência superficial e,consequentemente,as inundaçoes.Deste modo, as populaçoes ficariam mais protegidas e o efeito nos ecossistemas seria positivo.

Secas
 As secas caracterizam-se por longos periodos de  muito baixa ou inexistente pluviosidade.
Principalmente nas últimas décadas,a intervençao humana fez com que locais que eram ferteis ficassem desprovidos de Vida.As necessidades alimentares das populaçoes,nalgumas zonas da Terra,promovem a criaçao de animais,que é,muitas vezes,excessiva em relaçao á capacidade das pastagens.Logo a vegetaçao diminui abruptamente,o que provoca a erosão do solo.Assim,o excesso populacional e a sobrepastagem são dois factores que promovem a desertificaçao.
Medidas de proteçao das populaçoes
Os projectos de recuperaçao

Sem comentários:

Enviar um comentário