sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Fluxo de Energia e Ciclo de Materia

Na Natureza, os sers vivos interagem entre si e com o mei fisico-quimico em que vivem,formando um sistema organizado de forma dinamica.Num ecossistema,existem relaçoes alimentares muito variadas,que envolvem transferencia de materia e de energia entre os seres vivos e entre estes e o meio ambiente.

 A energia necessaria á vida na Terra provém praticamente do Sol.Sao os seres vivos com clofila,como,por exemplo,as plantas,que tansformam a energia radiante(ou luminosa)em energia quimica num processo designado fotossintese. Assim,a fotossintese é o precesso atraves do qual alguns seres vivos produzem o seu proprio alimento.
  Durante a fotossintese ,as plantas transformam a água,os sais minerai e o dioxido carbono,que retiram do meio,em materia organica e oxigenio.Á medida que ocorre a transformaçao de materia inorganica em materia organica,parte da energia luminos é armazenada nos compostos organicos.sob a forma de energia quimica.
A materia organica engloba um conjunto de moleculas fabricadas pelos seres vivos,constituidas por catbono,hidrogenio,oxigenio,azoto e outros elementos quimicos.

Os restantes seres vivos tambem necessitam de energia para realizarem as suas actividades vitais.Os animais,por exemplo,como nao realizam a fotossintesr,utilizam a energia quimica que esta nas moleculas organicas dos alimentos.
Com base na capacidade de produzirem ou nao os compostos organicos,a patir de compostos imorganicos,os seres vivos podem ser divididos em duas grandes categorias.
        .Autotroficos-seres vivos capazes de produzir a sua propria materia organica a partir dos constituientes inorganicos(materia mineral,água e dioxido de carbono)que existem no emio ambiente,utilizando a energia luminosa como forma de energia externa.
        .Heterotroficos-seres vivos que precisam de consumir materia organica pra obter energia e nutrientes.
A alimentaçao constitui a forma de trasferencia de energia de materia entre os seres vivos de um ecossistema.
Cadeias Alimentares
O conjunto de seres vivos de uma comunidade que se alimentam e servem de alimento uns aos outros constitui uma cadeia alimentar ou cadeia trofica.
Numa cadeia alimentar,cada ser vivo ocupa uma determinada posiçao,designada nivel trofico.


Nas diferentes cadeias alimentares podemos encontrar,normalmente,tres tipos de categorias de seres vivos:produtores,consumidores e decompositores.
Produtores
Os produtores são seres vivos capazes de produzir o seu proprio alimento;são tambem designados autotroficos.Ocupam o 1.º nivel trofico.
Consumidores
Os consumidores são seres vivos heterotroficos que se alimentam directa ou indirectamente da materia organica produzida pelos produtores.
      . Consumidores Primarios ou Consumidores de 1.ª ordem- Sao herbivoros e alimentam-se exclusivamente dos produtores.Ocupam o 2.º nivel trofico.
      . Consumidores Secundarios ou de 2.ª ordem- Designam-se predadores ou carnivoros e subsitem á custa dos herbivoros.Ocupam o 3.ª nivel trofico
Existem ainda consumidores de 3.ªoredem,de 4.ªordem e assim sucessivamente.Contudo,as cadeias alimentares são,de uma maneira geral,curtas,nao contendo mais do que cinco ou seis niveis troficos.
Decompositores
Os decompositores são seres vivos heterotroficos que transformam a materia organica,de que se alimentam (cadáveres e produtos de excreçao,como as fezes e a urina,dos organismos de todos os nives troficos),em materia mineral que é devolvida ao solo.
São os decompositores que asseguram o retorno progresivo ao solo da materia mineral,sendo esta utilizada pelos produtores que sintetizam de novo materia organica.Assim no nosso planeta,existem uma circulaçao continua de materia organica e mineral,processada atraves de cadeias alimentares.

Teias Alimentares
Na Natureza,as interacçoes alimentares são bem mais complexas.Na realidade, existem teias alimentares, que constituem relaçoes troficas mais abrangentes,isto é cada especie pode servir de alimento a varias outras e apresentar preferencias alimentares diversificadas.
Assim,em cada comunidade,existem varias cadeias alimentares interligadas que constituem uma rede ou teia alimentar.


























Fluxo de Energia
O fluxo de energia,partindo do Sol,atinge todos os noveis troficos de um ecossistema.No entanto,apenas uma parte da energia disponivel,num nivel ytrofico,é transferida para o nivel trofico seguinte.De facto,uma grande parte da energia contida nos alimentos ingeridos é gasta,pelos seres vivos,em actividades vitais,por exemplo,na respiraçao e na reproduçao,enquanto que outra é desperdiçada em excreçoes.
Desta forma,numa cadeia alimentar 10%da energia contida num nivel trofico para nivel trofico,a quntidade de energia disponivel diminui.
Calcula-se que apenas 10% da energia contida num nivel trofico passe para o nivel trofico seguine.Por esta razao,as cadeias alimentares,geralmente.nao ultrapassam o 5.º nivel trofico,ja que,a partir deste nivel ,a energia disponivel é minima.O numero de seres vivos por nivel trofico tambem diminui que ocupam niveies troficos superiores.
Como a energia utilizada nao é reaproveitada pelos seres vivos,diz-se que o fluxo de energia num ecossistema é unidireccional.
Ciclo De Materia
Contrariamente á energia, que se transfere num fluxo unidireccional,a materia circula nos ecossistemas de uma forma ciclica e continua.Nos ecossistemas ,a materia organica circula dos produtores para os consumidores e regressa ao slo,sob a forma de materia mineral,pela acçao dos decompositores.No solo, esta materia mineral fica disponivel para os produtores,ocorrendo um novo ciclo.


Os diversos elementos constituintes da materia que estao presentes na Natureza,como,por exemplo,carbono,oxigenio e azoto,circulam atraves de ciclos biogeoquimicos.Estes ciclos a representam um conjunto de processos que asseguram a reciclagem permanente e relativamente rápida da materia,passando do estado organicos ao estado mineral e vice-versa.
Um exemplo de ciclo biogeoquimico é o ciclo da água.

1 comentário:

  1. Bom e resumido, só parece que foi escrito pelo Hulk, cheio de erros ortográficos

    ResponderEliminar